A moda do século XX
Para analisar a influência do cinema no século XX, precisamos compreender as transformações que o sistema de moda sofreu no decorrer desse período, passando a marcar as grandes mudanças estéticas por décadas e consagrando uma nova leva de criativos da área, os estilistas.
Charles Frederic Worth é quem dá o pontapé inicial à origem da profissão de estilista como conhecemos hoje. Segundo Lipovetsky, essa foi a novidade histórica da Alta Costura: inverter o sistema de moda, que antes era de uma costureira seguindo os desejos de uma cliente, para o profissional que cria e concebe a peça, onde a cliente tem papel apenas de consumidora. Essa mudança deu ao costureiro o caráter de artista e marcou o início da era de criadores icônicos de moda.
Estilistas como Coco Chanel, Dior e Paco Rabanne conseguiram traduzir movimentos, revoluções e mudanças de comportamento ousando com formas e materiais. O grande diferencial desses criadores foi entender o contexto em que a sociedade estava inserida e traduzir isso para o vestuário, suprindo seus desejos e necessidades.
Durante a história do século XX, as mudanças comportamentais e marcos históricos foram acompanhados de transformações significativas no vestuário. Na década de 1920 as mulheres já ocupavam os postos de trabalho deixados pelos homens durante a Primeira Guerra Mundial. A estética delicada e feminina da década anterior deu lugar a um visual andrógino, prático e libertador, refletindo um tímidio, mas expressivo empoderamento feminino, visando liberdade social, econômica e política. Nesse ponto, Coco Chanel soube traduzir as necessidades e anseios da nova mulher de 1920 como ninguém.
Foi também nesse período que os ídolos de cinema passaram a ser reconhecidos como líderes de estilos. Nomes como Joan Crawford, Louise Brooks e Gloria Swanson povoaram o imaginário de milhões de mulheres com seus papéis de melindrosas.
Se antes quem ditava as tendências eram as grandes personalidades e os folhetins, depois da década de 1920, o cinema passou a ser parte fundamental na construção de moda e comportamento.
Visando esse crescimento exponencial da indústria cinematográfica norte-americana paralela ao surgimento de grandes nomes da moda no mundo, os produtores de Hollywood decidiram então dar início a parceria que dura até os dias de hoje: moda e cinema juntos construindo tendências e desejo de compra.